Dúvidas frequentes

Duração do processo


Normalmente, as sessões duram de 50 minutos a 1 hora.

Sobre a duração do acompanhamento psicoterápico em si, vale citar que a Gestalt-terapia foca na experiência do momento presente e na autoconsciência, permitindo flexibilidade no número de sessões (ressalvas à Gestalt-terapia breve).
Em vez de um número fixo de encontros, trabalhamos para alcançar objetivos específicos, oferecendo um espaço que favorece o desenvolvimento pessoal e a resolução de questões de forma orgânica, conforme o progresso do cliente em sua autodescoberta.

De toda forma, fatores gerais que podem influenciar a duração do acompanhamento psicoterápico incluem:

  • Severidade da queixa principal e desdobramentos de novas queixas;
  • Suporte familiar, social, ambiental e/ou institucional;
  • Motivação, engajamento e disponibilidade emocional do paciente;
  • Estilo de vida e hábitos de saúde;
  • Adaptação do atendido à metodologia e abordagem utilizada;
  • Eventos estressores exteriores;
  • Quando cabível, acesso a recursos complementares (medicação, grupos de apoio, práticas integrativas);
  • Entre outros.

Valores


O valor da sessão de psicoterapia é definido em conjunto com o cliente, levando em consideração sua realidade e possibilidades financeiras diante do custo do serviço prestado. Este processo visa garantir o atendimento sem comprometer a qualidade do serviço.

Sendo assim, a primeira sessão não é cobrada, permitindo que o cliente conheça o processo terapêutico e que se sinta à vontade para fazer perguntas e expressar suas dúvidas.

Essa abordagem inicial facilita a tomada de decisões sobre a continuidade do acompanhamento e assegura que o cliente se sinta confortável com as opções disponíveis para seu bem-estar emocional e mental.

Como e por onde começar?

Para iniciar, basta agendar o primeiro atendimento.

Na primeira sessão, serão apresentados todos os contratos e acordos necessários para o processo, como a frequência e espaçamento dos encontros. Além de, claro, esclarecer quaisquer dúvidas.

Hellyn Kerecz Borim, Psicóloga (CRP-PR 08/46559) pela Universidade Tuiuti do Paraná. Pós-graduanda em Psicologia Clínica, com ênfase em Gestalt-terapia.

Artigos Recentes